Aluno e professora participam de Modelo da ONU em Harvard

O estudante Adriano Adoni, da 2.a série, participou do Modelo das Nações Unidas de Harvard, em Cambridge (EUA). A professora Regina Mara, de Geografia, acompanhou o aluno na viagem.

reg01

Prof.a Regina Mara e Adriano Adoni

Foram 4 dias de simulação com escolas do mundo todo discutindo temas tanto de aspectos políticos e econômicos, quanto sociais. Adriano fez parte do comitê de ONGs, que debateu sobre medidas de contenção da Aids na África Subsaariana. Como representante da Oxfam, o aluno também pode participar em outros comitês auxiliando países em questões como o ingresso da mulher no ensino superior.

“Foi muito enriquecedor, não só por que eu consegui desenvolver melhor a minha capacidade de debate, mas também pela vivência e ter conhecido pessoas de todos os lugares do mundo. Todo o corpo estudantil era muito diverso, então eu aprendia muito só de ir almoçar com os outros estudantes”, declarou o estudante.

Para Adriano, a experiência também foi importante para desenvolver independência e entrar em contato com estudantes de Harvard. “Eu sinto que vivi meses nos sete dias que eu estive lá. Eu aprendi muito com a exposição a culturas e pessoas diferentes”, afirmou. “Além disso, eu quero estudar fora, então os diretores do Comitê puderam me dar uma visão de como é a vida na Universidade e como é o processo de aplicação”, acrescentou.

“A experiência foi desafiadora, mas só trouxe benefícios”, contou Regina Mara. “ Os temas eram complexos e de projeção global; poder discutir isso com alunos de excelentes escolas do mundo todo é muito enriquecedor. Essa convivência internacional e exposição a diferentes pontos de vista é o que torna o estudante um cidadão global”, completou.