35.a conferência do MONU-EM: Combate à corrupção

Chegando à 35.a conferência de simulação da ONU, alunos do curso MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio) debateram sobre medidas de combate à corrupção no mundo. Junto às professoras Regina Mara Fonseca, de Geografia, e Marina Consolmagno, de História, cada dupla se colocou no papel de um país para pensar sobre o problema atual.

monuem5

Os alunos tiveram que mergulhar no tema, estudando sobre como a corrupção é tratada pela ONU e pelos países que deveriam representar.

monuem3

Para a professora Regina Mara essa foi uma oportunidade para que eles entendessem a fundo sobre um assunto atual e sempre presente nas capas de jornais. “Eles puderam pensar sobre a corrupção e entender como ela funciona, é apenas compreendendo-a que podemos fazer a nossa parte”, comentou ela.

monuem6

“Acho que foi muito importante e legal discutir esse tema em âmbito Internacional para termos ideia de como é a corrupção fora do Brasil, que também pode ocorrer em grande escala, principalmente nos dias de hoje”, contou Clarisse Cecconi, aluna da 1.a série do Ensino Médio que, durante a conferência, representou a Rússia.

monuem2

Além disso, a professora explica que o conjunto de conhecimentos adquiridos pelos alunos permite que estes entendam melhor a situação atual do país. “Eles viram que existem mecanismos de combate à corrupção, que não é algo impossível”, disse Regina Mara.

monuem1

Para encerrar o MONU-EM, os alunos se reuniram para ler a resolução da conferência e receber os certificados do curso, além da tradicional premiação dos melhores delegados e delegação.