Direitos humanos e sociedade: conversas com o professor Alberto Pfeifer

Publicado em 23/03/18

Refletindo sobre democracia e sociedade, duas conversas com o professor colaborador de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, Alberto Pfeifer, trouxeram os temas: “Direitos humanos no século XXI: Evolução e perspectiva” e “Economia, política e sociedade global: tendências e perspectivas”.

IMG_5987

Pfeifer é consultor das eletivas “Democracia e direitos humanos” e “Economia, política e sociedade: tendências e perspectivas” do Band e os eventos, abertos para todo o Ensino Médio, foram uma maneira de mostrar um panorama geral das aulas e também complementá-las.

IMG_5989

Durante o primeiro encontro, foi falado sobre o histórico das tentativas de construir leis universais que garantissem direitos básicos a todos. Além disso, o educador trouxe para reflexão as metas do desenvolvimento sustentável e os obstáculos da democracia mundial. “O professor trouxe gráficos muito interessantes e dados sobre a democracia ao redor do mundo”, disse a aluna Mhira Mindlin, da 3.a série do Ensino Médio.

“Ele nos deu um material muito rico e propôs um diálogo onde todos os alunos foram estimulados a participar e refletir de forma intensa”, comentou a professora de História e responsável pela eletiva “Democracia e direitos humanos”, Marina Consolmagno.

A segunda conversa teve como objetivo mostrar aos alunos como a tecnologia vem influenciando cada vez mais as decisões políticas num mundo globalizado, onde todas as questões estão integradas. Além disso, também foi dado um panorama geral de como a economia funciona numa sociedade conectada.

“A ideia era complementar e expandir os conteúdos das eletivas e mostrar sua aplicabilidade. Acho que os alunos ansiavam por isso. Precisam desses temas para se identificar como parte da sociedade”, contou Pfeifer.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas