Apresentação

O Programa Cidadania oferece ao aluno diferentes cenários de estudo para que ele possa protagonizar seu processo de aprendizagem e, ao lado da formação acadêmica, construir sua identidade social.

O Programa nasceu em 1995, de uma parceria com o jornalista Gilberto Dimenstein. A atual equipe multidisciplinar do Cidadania compõe-se de 12 professores, em constante processo de capacitação.

Cenários do Cidadania

O Cidadão na Linha (Curso Cidadania) tem como objetivo o desenvolvimento de uma formação integral dos alunos, voltada para a reflexão sobre os valores e atitudes imprescindíveis para a convivência em sociedade, para o respeito aos direitos humanos e o cumprimento de regras e de deveres inerentes ao convívio democrático.

ICONS (International Communication and Negotiation Simulations) é o cenário da comunicação virtual coordenado pela Universidade de Maryland nos EUA. Trata-se de uma simulação de um fórum internacional de debates, com estudantes do mundo inteiro, em Inglês e on line. O Colégio Bandeirantes é a única escola brasileira que representa o Brasil no ICONS project.

O Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONU-EM), em parceria com o Curso de Relações Internacionais da PUC-SP, é o cenário oferecido aos alunos das 1.as séries do Ensino Médio. A criação, em 2000, do Modelo que simula diversos órgãos das Nações Unidas, foi uma atitude pioneira no universo escolar brasileiro de Ensino Médio.

No Idade Mídia, alunos do 2.o ano do Ensino Médio, vivenciam o dia a dia e as responsabilidades dos profissionais da área de comunicação e jornalismo. O curso é ministrado por um jornalista da ONG Cidade Escola Aprendiz em parceria com professores do 2.o ano do Ensino Médio.

O Trabalho Voluntário realiza a intermediação entre o Colégio e o Instituto da Criança (Hospital das Clínicas), orientando e encaminhando alunos interessados na oportunidade de viver a experiência de voluntariado junto a crianças e adolescentes em diferenciadas situações hospitalares. Promove, ainda, atividades nas quais nossos alunos podem contribuir com seu conhecimento e com suas habilidades para o aprimoramento acadêmico da comunidade bandeirantina.