Cidadão na linha

O Cidadão na Linha (Curso Cidadania) realiza ações educativas que favorecem a reflexão com o objetivo de formar cidadãos portadores de um conjunto de valores, princípios e normas imprescindíveis para a convivência em sociedade, como o respeito aos direitos humanos e o cumprimento de regras e de deveres inerentes ao convívio democrático.

Ao longo do ano, nossas discussões em sala de aula sobre questões referentes à Cidadania serão realizadas a partir de variadas estratégias e situações que privilegiam o trabalho em equipe, num espaço comum de construção do conhecimento.

As etapas de trabalho ao longo do ano privilegiam a reflexão a respeito da importância dos valores para a convivência em sociedade, a análise dos mecanismos que procuram garantir os direitos do cidadão, bem como as situações que evidenciam o grau de respeito aos direitos na sociedade brasileira. As reflexões sobre o significado e a função da Política fundamentam as propostas que os alunos elaboram para a Eclésia que finaliza os trabalhos do ano.

Dessa forma, pretende-se criar condições para que cada estudante, a partir de sua realidade particular e imediata alcance a realidade social na qual está imerso e analise os valores que permeiam as várias esferas de sua vivência.