MONU-EM

O Modelo das Nações Unidas para Ensino Médio (MONU-EM) foi implantado no Colégio Bandeirantes, em fevereiro de 2001, por uma equipe de estudantes do Curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a coordenação do Programa Cidadania do colégio.

O Modelo oferece ao estudante a possibilidade de participar de simulações de diversos órgãos das Nações Unidas, como “diplomatas” dos países-membros da comunidade internacional. Informações quanto à política externa e às peculiaridades culturais do país representado dimensionam o conhecimento do aluno quanto a variados temas de interesse mundial, como Desarmamento e Desenvolvimento, Sustentabilidade, Transgênicos, Recursos Hídricos, Refugiados, Direitos Humanos, Saúde Mundial, Terrorismo, entre outros.

O MONU-EM Bandeirantes, em seu ambiente de trabalho, proporciona ao aluno o desenvolvimento das habilidades de negociação diplomática, em equipe, retórica e oratória e do espírito de prontidão para tomada de decisões, em pesquisa, debates e preparação de relatórios. O Modelo, oferecido aos estudantes da 1.a série do Ensino Médio, também possibilita a inserção do adolescente em um mundo globalizado, ampliando sua consciência crítica  e a tolerãncia em relação aos grandes desafios de ãmbito mundial, dimensionando os conhecimentos formais adquiridos em sala de aula.

O Colégio Bandeirantes foi a primeira instituição brasileira de Ensino Médio a implantar o Modelo das Nações Unidas, como projeto co-curricular à grade formal dos alunos.